CompartilharComentarSiga-nos no A A
Provavelmente você já cansou de esperar para receber o valor da condenação diversas vezes, e isso é algo muito comum devido à demora na conclusão dos processos judiciais. E isso é uma situação chata tanto para você, que advoga e precisa receber seus honorários, quanto para os seus clientes que também desejam receber logo o valor da condenação.
E por que isso acontece com tanta frequência? De acordo com o relatório justiça em números 2023, do CNJ, o tempo médio do acervo de conhecimento em instâncias originárias e recursais do Poder Judiciário foi de 3 anos e 1 mês.
Então quem entra com uma ação judicial precisa realmente esperar um tempo até receber o valor de sua indenização.
Porém, há uma solução para quem precisa ter mais estabilidade financeira e não depender de tanto tempo assim até ter o seu pagamento em mãos, o que é benéfico para advogados e clientes.
Razões para antecipar os créditos judiciais
Ainda que o juiz emita uma decisão favorável ao caso, o advogado normalmente precisa esperar até quatro anos para receber seus honorários.
Dessa forma, buscar uma solução de antecipação de créditos judiciais é uma ótima escolha para evitar o desgaste da espera sem uma previsão definida.
Nos últimos anos, o mercado de antecipação dos valores de honorários tem crescido bastante no Brasil, e há empresas especializadas no assunto que oferecem toda a segurança para que advogados e clientes recebam o valor da condenação antes mesmo da finalização dos processos.
Vantagens para advogados
Ao antecipar o valor dos honorários, os advogados garantem diversos benefícios, entre eles:
- Deságio mais atrativos;
- Redução das preocupações;
- Mais tempo para focar em novos clientes e outros processos;
- Alívio da carga mental;
- Possibilidade de investir em cursos e no escritório;
- Segurança para o fluxo de caixa.
Vantagens para clientes
E os clientes também ganham com essa solução! Ao antecipar o valor da condenação, os benefícios são:
- Receber a quantia de forma mais rápida antes mesmo do fim do processo;
- Usar o valor para adquirir bens, pagar contas ou usar para o que precisar;
- Ter a segurança necessária de todo o processo por meio de contrato e garantia de recebimento do valor.
Com a antecipação do valor da condenação, ambas as partes ganham, pois advogados e clientes conseguem ter o pagamento em mãos antes do fim da ação na justiça.
E isso pode ajudar também você a convencer o seu cliente de aderir a esse serviço de antecipação, já que também será extremamente vantajoso para ele.
Para garantir esse direito com toda a segurança necessária, é recomendado buscar uma empresa de confiança e que tenha experiência comprovada nessa solução. É importante analisar depoimentos de clientes e conversar antes de fechar o contrato. Uma possibilidade também é pedir uma análise gratuita dos casos para entender como o serviço funciona.
Gabriel Mancuso
Especialista em Finanças e Economia e CEO da JusCash, lawtech especializada em antecipação de honorários advocatícios.